Início » Uncategorized » Não teremos a melhor Copa do Mundo, mas já vemos muitos absurdos!

Não teremos a melhor Copa do Mundo, mas já vemos muitos absurdos!

Mesmo que na minha infância, e parte de minha juventude, a Copa tivesse um significado importante (porque reuníamos a família, os vizinhos, enfeitávamos a rua…), digo com muita tranqüilidade que eu não me preocupo com o fato de o Brasil realizar o melhor ou o pior evento da história.

Pensei nisso depois que li uma matéria na internet em que o ex-jogador e deputado Romário afirma que “Vai ter Copa, mas infelizmente teremos problemas e não vai ser a melhor de todos os tempos”.

Eu, pessoalmente, faria uma correção na frase dele. Não teremos problemas apenas no momento da realização da Copa, mas já vivemos muitos problemas! Eles já estão diante de nós e parece que há certos grupos interessados de colocar algumas coisas (e pessoas) pra debaixo do tapete e alimentar apenas o êxtase, o transe e o oba-oba da população enquanto ela paga e é marginalizada por esse processo.

Em primeiro lugar, quero questionar o fato de que a Copa Brasil 2014 serviu e ainda vai servir de vitrine eleitoreira. Alguns/mas deslumbrados/as ou iludidos/as votaram e ainda vão votar nesses/as candidatos/as ou partidos que afirmaram terem trazido a Copa para o país e/ou cidade. Foi um triunfo!

Segundo é que insistimos no desenvolvimento modernizador nos padrões dos países do Norte como a possibilidade de nos remir da pobreza, mas que beneficia apenas um pequeno grupo de gente rica e poderosa. Queremos mostrar isso às câmeras, e pra isso teremos pelo menos dois grandes problemas: a conta para pagar e onde esconder as comunidades mais empobrecidas e os vestígios do “não-desenvolvimento” dessas cidades.

Quero tomar, por exemplo, a cidade que moro, Fortaleza, que será umas das cidades sedes. São pelo menos 10 ações prioritárias exigidas pela Dona FIFA que deverão ser cumpridas em três anos, sem negociações. Afinal, vamos comprometer o luxo e o conforto dos turistas? E o capital especulativo vai ficar sem tirar uma casquinha? Aqui vou falar de 03 das 10 ações prioritárias.

A primeira delas é a reforma do estádio Castelão. É importante lembrar que o Castelão passou por uma reforma que nem faz tanto tempo: foi em 2002 e nos custou a bagatela de quase 35 milhões! Este mês, parte desses 35 milhões foi implodida, para serem gastos mais 518 milhões até a Copa!

Num tem mais graça falar do metrô de Fortaleza. As obras do 1° trecho se iniciaram em 1999 e até hoje estão para serem inauguradas as 18 estações desse bendito que há 12 anos interdita as ruas de nossa Fortaleza Bela do nosso Ceará morto de lindo! Essa Obra já custou 804,3 milhões. Até a Copa deverão ser construídos mais dois terminais que custarão mais 35 milhões!

Finalmente, a obra que mexe diretamente com a vida de quem vive na cidade! A implantação do Sistema VLT (Veículo leve sobre trilhos) que nos custará 265,5 milhões de reais, que transportará o/a rico/a torcedor/a que poderá pagar pelos ingressos dos jogos da nobre área do Mucuripe até a Parangaba, e que removerão nada mais e nada menos que 04 comunidades, que estão entre as mais empobrecidas da cidade.

O esquema de desapropriação é nefasto para essas comunidades, pois há uma valorização muito grande dessas regiões da cidade por conta da Copa. Desde esse anúncio, o capital imobiliário está de olho e os preços, a violência e as perseguições políticas já estão aumentando.

Um dos casos envolveu os funcionários do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, vinculado à Assembleia Legislativa do Ceará, que apoiava o Comitê Popular da Copa na divulgação de informações e oferecia subsídios em termos jurídicos. Todos/as esses/as advogados/as foram exonerados/as pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, com certeza a mando do Governador do Ceará, que via nesse grupo uma ameaça ao seu plano de desenvolvimento.

Afinal ele aprendeu com o Tasso (PSDB-CE amicíssimo da família Ferreira Gomes) que pra fazer a sua sucessão, um gestor tem que fazer grandes obras que enriqueçam as empresas e as classes mais abastadas e faça do povo das favelas e de comunidades simples serviçal, através dos festivais de números de empregos que serão gerados, para melhor servir os patrões e os turistas que aqui chegam.

Voltando para a entrevista do Romário, ele ainda declara: “Vou te falar uma verdade: os evangélicos acreditam que Jesus vai voltar. Só ele para fazer com que o Brasil faça a melhor Copa. Se ele descer nos próximos três anos, aí será possível”.

Romário, se Jesus “volta para terra” nos mesmos moldes que a Bíblia fala, desconfio que ele seria uma mulher, negra, nordestina e favelada, que será removida de sua comunidade por uma dessas obras. E se ela tiver esse poder que o povo fala que tem, é capaz de num ter é copa de jeito nenhum!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: