Início » Uncategorized » Oração

Oração

Deus,

O que tá rolando na minha mente hoje é algo que me acompanha a minha vida inteira. A dúvida de sua existência!

Se alguém muito próximo de mim ler essa oração pode se chocar, mas é que a parada tá ficando muito séria.

Não se se quero mais acreditar em Você, mesmo que isso me custe o tão prometido céu e descanso eterno.

Quando eu era criança, me lembro muito bem disso, morria de medo de Você. Veja bem, como não ter medo de um ser supremo e todo poderoso que vai me castigar por tudo o que eu fizer de errado?

A imgem que carregava do Senhor na minha infância era muito mais de vilão do que de bonzinho. Essa imagem foi tão fortemente presente que até hoje perco o sono de medo. Será Trauma?

Os anos foram passando, e como a base de minha formação familiar era, e continua sendo, católica, frequentava a Igreja aos domingos e dias santos e participei de muitos grupos, que vão desde a catequese até as pastorais sociais (tomara que isso esteja sendo computado para o julgamento final).

Nesse tempo, abandonei a sua imagem da infância e pude ter uma aproximação mais amigável com o Senhor, lembra? As CEBs e a Teologia da Libertação, que é a base teológica das Pastorais Sociais, me apresentou uma imagem mais simpática, pois me diziam que o Senhor estava próximo da luta dos mais empobrecidos/as.

Para o meu azar, e o Seu, peguei um tempo de extremo reacionarismo da Igreja, com a posse do medieval Bento XVI! Inda disseram que isso foi culpa Sua!

Lembra que eu fazia parte da Pastoral da Juventude, que assim como outras pastorais sociais, foram profundamente desmobilizadas, ao ponto de serem diluídas em outros movimentos mais piegos.

Boa parte dos meus companheiros/as pjoteiros, que eram grandes lideranças desse tempo, todos/as se afastaram da instituição IGREJA.

O que agradeço ao Senhor, nesse tempo específico, foi por ter aprendido a “opção pelos mais empobrecidos/as e excluídos/as da nossa sociedade”, coisa que a hierarquia (da qual falam que são seus representantes direto aqui na Terra) nunca, ou muito pouco, ou quase nada, estava interessada de dar atenção.

Atualmente não frequento mais igrejas. A sua imagem, ou imagens construídas por mim ainda são presentes, estaria mentindo se negasse isso. No fundo, no fundo algo persiste em acreditar. Mas quando me deparo com o que tenho visto e ouvido falar do Senhor a uns poucos anos, tanto ódio, tanta exclusão, tanta descriminação, tanta mentira e tanta corrupção, essas suas imagens têm ficado manchadas e começo a ficar com medo, pois agora tá ficando mais feia ainda.

Muitas pessoas que se dizem seus representantes falam, através de seus discursos, que o Senhor não tem em nada misericórida, amor, compaixão. Desconhece o perdão, a tolerância, a diversidade, enfim, a sua própria criação.

Eu insisto nesse diálogo, porque ainda acho que vale a pena a construção de um mundo diferente como propôs Jesus. Acho que muita gente tem sido como ele e tem inspirado a caminhada de muita gente: Margarida Alves, Zé Maria, Ir. Dorothy. Mas como ao mesmo tempo tem pessoas que se dizem seus representantes, que estão no poder político e pregam um verdadeiro desamor?

Chego a dizer que hoje conheço muito mais gente que não acredita no Senhor, mas que são pessoas infinitamente melhores do que algumas pessoas que acreditam!

Essas pessoas vão para o inferno por causa disso? Eu vou também por causa da minha oração e porque me “desviei do caminho”? Poxa Deus, e todo o tempo que dedicamos a criticar e lutar contra a dominação dos poderosos que oprimem os/as empobrecidos/as não conta nenhum pontinho?

Afinal Deus, quem realmente é você? E de que lado você está?

Desculpa a audácia, se for, em ter feita essa oração assim desse jeito. Mas a partir dos acontecimentos e do e-mail que meu amigo Thiago Beleza mandou, e que ainda não teve resposta, me senti provocado a perguntar também.

Se num tiver lido, o link é esse aqui ó: http://literaturaexperimental.wordpress.com/2011/06/07/emeio-aberto-a-zejuis/

2 Comentários

  1. Álvaro Diogo disse:

    “Eu não confio em nenhum DEUS.
    Eu não sei quem DEUS é,
    mas eu sei oque DEUS deve ser.”

    Esse relato merecia estar na caixa eletrônica de Deus criada para o álbum “Be” do Pain of Salvaiotn, não conhece? Fica a dica: http://ideianossa.blogspot.com/2008/04/vocari-dei-pain-of-salvation.html

  2. Álvaro Diogo disse:

    “Eu não confio em nenhum DEUS.
    Eu não sei quem DEUS é,
    mas eu sei oque DEUS deve ser.”

    Esse relato deveria estar na caixa eletrônica de Deua criada pelo Pain of Salvation para o álbum “Be”. Não conhece? Fica a dica: http://ideianossa.blogspot.com/2008/04/vocari-dei-pain-of-salvation.html

Deixe um comentário

