Início » Uncategorized » PLC 122 – uma política de afirmação para Educação Brasileira!

PLC 122 – uma política de afirmação para Educação Brasileira!

Aproveitando o ensejo de um vídeo que “um amigo” (já estou revendo a possibilidade de isso ir adiante ou não) postou no Feicebuque, e que eu ainda fiz a besteira de publicizar (isso é o que os idiotas querem) com os meus comentários (eu já excluí tudo – o vídeo, os meus comentários e as pessoas que comentaram favorável ao vídeo) e acidificado com outros comentários nojentos e escrotos (sendo bem eufemístico) quero me redimir fazendo uma reflexão que abra para um debate afirmativo.

Sim, os/as idiotas homofóbicos/as voltaram e obviamente sem se identificar. Eu entendo bem esse lance de não querer se identificar, pois para defender o que essa pessoa defende, com o nível de argumentação que ela apresenta, só resta ela se esconder atrás de um não-rosto e pseudônimos mesmo.

A história ainda é sobre o que se chama popularmente de “Kit Gay”, que para quem não sabe se trata da PLC – 122 (Projeto de Lei Por um Brasil Sem Homofobia), que prevê, como um de seus desdobramentos (pois a real intenção é criminalizar a homofobia, que em minha opinião tem que ser feito já) a distribuição de material educativo que em nada tem de promíscuo, devasso ou impróprio. O conteúdo do material não pretende converter “a sagrada” heterossexualidade em homossexualidade, como tem incomodado uma ruma de afetados algumas pessoas. Ele tem o objetivo de debater e discutir com o público escolar (inclua crianças, adolescentes, jovens e adultos, que em minha opinião são desrespeitadas quando acham que elas não têm o direito a fazer esse debate) a cerca da tolerância, das possibilidades e da diversidade de ser e existir nesse mundo, que vão muito além das normas que nos são impostas.

A aprovação da lei não exclui, como o vídeo que assisti acha que exclui, as outras necessidades de políticas para educação que o nosso país precisa, muito pelo contrário, esse material fortalece! E também não acho que a Rede Globo tenha somado esforços para que essa lei passe, afinal, quanto menos pensarmos a respeito de qualquer coisa, mais facilidade de manipulação ela terá. Portanto, homofóbicos que usam esse “blá, blá, blá whiska sache idiota de sempre”, sugiro que vocês utilizem pelo menos um argumento mais convincente, porque atacar a baluarte do pensamento e da reprodução conservadora é como se vocês estivessem cuspindo em sua própria bíblia, se não na própria cara.

Voltando… Fazer o debate sobre a aprovação do material Anti-Homofobia é também discutir e lutar por um modelo de educação que desejamos para o nosso país: com criticidade, comprometido, encarnado, social e não perpetuar esse modelo conservador, acrítico e descomprometido que transita entre à sua inclusão no mercado (sim, o mercado quer que você faça e não pense) e à exclusão de poder pensar por si só, de poder formular uma opinião própria, etc.

Acho que a influência e a defesa desse modelo de educação conservadora impedem que muitas pessoas pensem também em como o seu discurso de DESAPROVAÇÃO DA PRÁTICA HOMOSSEXUAL legitima a violência praticada contra este grupo. Da mesma forma vale para as piadinhas e historinhas misóginas, homofóbicas e racistas.

Logo vemos que há vários problemas que precisam ser amplamente discutidos: a violência, a discriminação, etc. Mas em minha opinião, a que está mais alarmante, é a desinformação!

A informação, a que muitos conservadores querem negar para continuar a impor a sua “ordem” e domínio, é fundamental para a gente se pensar e se perceber como gente, individual e coletivamente, e acredito que o PLC 122 representa um passo concreto a esse objetivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: